A composição de um Perfume e sua Pirâmide Olfativa

1º ExpoTech Saneantes & Cosméticos
24 de julho de 2017
Entrevista no Cosmeticos br sobre novo produto Vollmens
9 de agosto de 2017

A composição de um Perfume e sua Pirâmide Olfativa

Um perfumista tem a sua disposição cerca de 3.000 matérias primas para compor a criação de um perfume. Em seu processo criativo, ele mistura uma sucessão de ingredientes que são complementares uns aos outros.

A pirâmide olfativa é uma ferramenta que ajuda a entender a estrutura da fragrância, ela representa a evolução das características de um perfume durante o tempo de uso. Toda fragrância possui uma pirâmide olfativa, com a relação dos principais ingredientes da composição e sua ordem de evolução olfativa, que descrevemos como notas de Cabeça, Corpo e Fundo.

As notas de Cabeça representam o primeiro impacto do perfume, elas são frescas e evaporam rapidamente. As famílias e facetas que compõe esta dimensão do perfume são os cítricos, aromáticos e aquosos.

As notas de Corpo são mais fortes e tenazes, elas representam a evolução do perfume, correspondem ao seu rastro e personalidade. As famílias e facetas que compõe as notas de corpo são as flores, frutas e os acordes verdes.

As notas de fundo são formadas por matérias-primas de muita tenacidade, elas são pesadas, quentes e determinam a duração da fragrância na pele. As famílias e facetas que compõe as notas de fundo são as madeiras, os orientais, chipre, fougère, gourmand e couro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *