Um perfumista tem a sua disposição cerca de 3.000 matérias primas para compor a criação de um perfume. Em seu processo criativo, ele mistura uma sucessão de ingredientes que são complementares uns aos outros.
A pirâmide olfativa é uma ferramenta que ajuda a entender a estrutura da fragrância, ela representa a evolução das características de um perfume durante o tempo de uso. Toda fragrância possui uma pirâmide olfativa, com a relação dos principais ingredientes da composição e sua ordem de evolução olfativa, que descrevemos como notas de Cabeça, Corpo e Fundo.
As notas de Cabeça representam o primeiro impacto do perfume, elas são frescas e evaporam rapidamente. As famílias e facetas que compõe esta dimensão do perfume são os cítricos, aromáticos e aquosos.
As notas de Corpo são mais fortes e tenazes, elas representam a evolução do perfume, correspondem ao seu rastro e personalidade. As famílias e facetas que compõe as notas de corpo são as flores, frutas e os acordes verdes.
As notas de fundo são formadas por matérias-primas de muita tenacidade, elas são pesadas, quentes e determinam a duração da fragrância na pele. As famílias e facetas que compõe as notas de fundo são as madeiras, os orientais, chipre, fougère, gourmand e couro.
2 Comentários
Gostaria de receber amostrar das essencias, já compro da empresa ,mas não conheço outros aromas .
Gostaria de conhecer
Bom dia! Tudo bem? Você pode me passar seu telefone por favor? Vou pedir para nossa área comercial entrar em contato com você! Muito obrigada e uma ótima semana.