Uma entrevista com a Perfumista Vollmens Juliana Tolotti sobre sua jornada profissional e o que a inspira
32 anos
Sou perfumista trainee há um ano, porém comecei meu treinamento e o desenvolvimento de fórmulas em 2015.
Minha carreira na perfumaria começou em 2007 quando entrei para trabalhar no Controle de Qualidade da Vollmens. O trabalho no CQ me proporcionou o contato com a área de cromatografia e pesquisa de moléculas, que, na época, apresentava um novo desafio para mim e para minha carreira, além de me identificar com a precisão da área e as infinitas possibilidades de combinações de moléculas. No ano de 2013 eu assumi a frente do laboratório de GCMS, ficando encarregada de todas as análises atendendo o departamento de controle de qualidade para matérias primas e o time de perfumistas. Em 2015 iniciei meu treinamento com o perfumista Edison Fujita e comecei a fazer minhas primeiras formulações.
O que me inspirou na perfumaria é o mundo de possibilidades que ela traz ao perfumista. Todas a áreas da perfumaria são encantadoras.
Ver como os consumidores reagem ao produto final, sentir essa emoção e pensar como determinado perfume vai impactar em suas vidas é muito interessante, principalmente no Brasil, um país que tem uma ligação forte com o “perfumar”.
A criação de uma fragrância é algo encantador, esta profissão possibilita infinitas combinações com o principal objetivo que é de transportar sentimentos e emoções através da sensação que cada fragrância desperta.
A profissão ainda tem uma grande maioria de homens, porém acredito que hoje em dia este cenário está mudando. A mulher tem uma visão delicada e traz todo o seu feminino para este mundo.
Hoje em dia temos exemplos muito inspiradores de mulheres na perfumaria. Eu particularmente admiro e é uma referência para minha carreira a Master Perfumer Honorine Blanc, pois além de ser uma mulher com mais de 20 anos de carreira na perfumaria, ela viveu no Líbano até os 16 anos. Eu imagino todos os tipos de obstáculos que ela passou para chegar onde chegou. Suas criações são femininas e cheias de empoderamento, dentre elas o clássico Black Opium.
Dentre as minhas maiores paixões fora da perfumaria, a primeira é a corrida. Acredito que a corrida te faz superar limites, querer vencer desafios, ao mesmo tempo liberta a mente e deixa ela divagar sentindo a adrenalina do momento presente.
Ler é outra grande paixão, adoro livros de romance e suspense que nos transportam para outras épocas, lugares e culturas.
Viajar finaliza as três coisas que mais permeiam a minha mente, a possibilidade de trocar experiências, conhecer lugares, pessoas e sua cultura local é umas das coisas mais fascinantes para mim.
“Uma mulher precisa ser duas coisas, quem e o que ela quiser” – Coco Chanel
Confira outras matérias do Especial Mulheres na Perfumaria:
Siga a Vollmens nas Redes Sociais para acompanhar as novidades do Universo das Fragrâncias: Instagram, LinkedIn e Facebook.