Luciana Bergamasco – Mulheres na Perfumaria

Especial Mulheres na Perfumaria
2 de março de 2020
Juliana Tolotti – Mulheres na Perfumaria
10 de março de 2020

Luciana Bergamasco – Mulheres na Perfumaria

Uma entrevista com a Perfumista Vollmens Luciana Bergamasco sobre sua jornada profissional e o que a inspira

  • Idade?

35 anos

  • Perfumista há quanto tempo?

Quase 16 anos de carreira na perfumaria – 5 anos de treinamento olfativo/técnico e o restante como perfumista.

  • Quando começou a carreira?

Em 2004 já comecei o treinamento olfativo.

  • O que ou quem te inspirou a seguir essa profissão?

Eu sempre tive a sensibilidade olfativa comigo, em todos os lugares, desde a infância e isso sempre me chamou a atenção. Eu via o mundo pelos olhos do nariz. Toda a minha comunicação e conexão eram sempre realizadas primeiro no olfato, então ter conhecido a Vollmens e um perfumista só me conectou e me trouxe para o que eu sou. Me vi sendo aceita com todas as loucuras que essa profissão traz. Uma das portas também foi a química: por estar conectada a esse sentido olfativo desde pequena, uni paixão à ciência.

  • Três perfumes que já criou ou produtos com sua fragrância

    • GIGI – AVATIM: Prêmio Atualidade Cosmética 2016, melhor perfume feminino da América Latina
    • MADAME ROSÉ – JAN ROSÉ
    • AUTHENTIQUE HOME – ODORATA
    •  VIOLETTE – HOUSE OF HAUTT
  • Sua visão como mulher da profissão perfumista?

Eu acredito na sensibilidade, coragem e intuição que o feminino traz, acredito nesse potencial que nós mulheres trazemos, e uma das formas é a sensibilidade em traduzir o lúdico e comunicá-lo em perfumes e toda a extensão perfumistica, como cosméticos e outros produtos. Temos essa sensibilidade de entender o outro. Nós mulheres somos potenciais geradores, então somos excelentes em criar e entender o que o outro deseja.

  • Paixões fora da perfumaria?

Gastronomia é uma das paixões.

Gosto muito do contato com a natureza, então trilhas, caminhadas em parques, esportes radicais como tirolesa, rafting. Gosto muito da sensação que o mar devolve para a gente, a inspiração que ele transmite. Gosto de cachoeiras, rios, montanhas etc. Músicas também nos elevam. Eu gosto muito de música clássica, jazz, soul, neo soul, rock, pop e sou aberta a escutar todos os estilos. Gosto muito de pintar quadros, também me renova, junto com a gastronomia, fluindo minha energia do criar.  

  • Uma frase que leva para a vida e que te inspira?

Eu gosto muito dessa frase, porque ela resume muitas das emoções que eu senti ao longo da vida e não conseguia expressar e hoje agradeço essa linda oportunidade em minha jornada da vida que é traduzir emoções fortes em perfumes e suas extensões:

 “Eu senti algo tão intenso que só pude expressar isso em um perfume.” (Jacques Guerlain). 

« I felt something so intense, that I could only express it in a perfume »

  • Alguma informação que gostaria de acrescentar?

Eu viajo muito, desde jovem. Todo ano eu vou para algum lugar. Além disso, tenho sempre um caderno de anotações ou meu bloco de notas no celular para registrar as minhas percepções olfativas e relembrar as memórias dos lugares que eu já visitei. Como mantenho meus sentidos sempre atentos, tudo pode ser fonte de inspiração. Desde um café, um jantar, uma bebida diferente, o perfume de uma pessoa, a natureza, a inspiração para a minha próxima criação pode vir de onde menos se espera. É uma busca constante.

Minha família, isso inclui meus animais de estimação e minhas plantas, também é uma inspiração. A conexão com outras pessoas com certeza é uma fonte que me alimenta e me inspira. Não estamos sozinhos, compartilhar momentos, trocas, ideias com outras pessoas nos enriquece como seres humanos criadores para realizarmos o que precisa ser realizado.

Confira outras matérias do Especial Mulheres na Perfumaria:

Siga a Vollmens nas Redes Sociais para acompanhar as novidades do Universo das Fragrâncias: Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *