Escola de samba Unidos do Peruche homenageia Salvador e utiliza identidade olfativa criada exclusivamente para a capital baiana
Seis vezes consagrada campeã no Carnaval paulista, a tradicional escola de samba da Zona Norte de São Paulo, Unidos do Peruche, irá perfumar o Anhembi com a fragrância Xêro – Sinta Salvador, desenvolvida exclusivamente pela Avatim em parceria com a prefeitura soteropolitana, para representar a capital baiana. O desfile, que acontece na noite de 25 de fevereiro, homenageia Salvador em seu enredo ‘A Peruche no maior axé exalta Salvador, cidade da Bahia Caldeirão de Raças, Cultura, Fé e Alegria’.
“Eu já tinha a vontade de aromatizar de alguma forma um momento de nosso desfile e fomos convidados para a festa de lançamento do Verão e Carnaval de Salvador, que aconteceu no fim do ano passado, em São Paulo. Na ocasião, conhecemos o ‘Xêro’ e nos encantamos pela ideia de usar este mesmo produto, que representa a memória olfativa da cidade de Salvador”, revela o carnavalesco Murilo Lobo, que assina o Carnaval da escola neste ano em parceria com Sérgio Caputto Gall.
O cheirinho oficial de Salvador será dispersado em dois momentos do desfile: no carro abre-alas, o qual trará como destaque a sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos, representando uma índia; e também será borrifado pelos membros da ala dos Filhos de Gandhy.
Sobre a fragrância
Especialista em fragrâncias exclusivas e cosméticos para corpo e ambiente, a Avatim desenvolveu, em parceria com a prefeitura de Salvador, um cheiro único que representa a essência de cidade, sua cultura, cores e sabores. Pensando na pluralidade de sentidos da capital baiana, a marca criou uma identidade olfativa para a capital da Bahia, com notas cítricas e amadeiradas e um leve toque de flores brancas. A mistura, batizada de Xêro, em bom baianês, busca traduzir a identidade desse povo tão ímpar que é o soteropolitano.
A criação da fragrância Xêro é assinada pelos perfumistas da casa de fragrâncias Vollmens Fragrances.
Sobre a marca
Com fábrica em Ilhéus, no Sul da Bahia, há quase 15 anos a Avatim busca inspiração nos aromas da biodiversidade brasileira para desenvolver os mais de 450 produtos de seu portfólio. Pioneira no mercado de aromatização de ambientes, a empresa assina a experiência olfativa de lojas como Água de Coco e Ellus do Brasil, além do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A marca ainda combina suas essências com um grande leque de produtos para cuidados pessoais e com a casa voltados para o bem-estar, como hidratantes, esfoliantes, sabonetes, colônias, difusores, perfumes para interiores, entre outros. Para desenvolver seus produtos, a empresa não realiza testes em animais e não utiliza derivados de petróleo. Hoje, a Avatim – cujo nome significa cheiros da terra, em tupi-guarani – tem mais de 90 lojas em 22 estados brasileiros e cerca de 1.000 revendedores porta a porta e distribuidores em todo o país.