Tem início esta semana a Exposição Sillage de la Reine, apresentada pela artista Karola Braga, que desenvolveu esculturas feitas do próprio cheiro, com apoio da Vollmens Fragrances.
A obra Sillage de la Reine é composta por 10 mil rosas de gesso perfumadas, formando um tradicional jardim francês. Camuflado no jardim há um busto de gesso da rainha Maria Antonieta guilhotinada. De acordo com a artista, o slogan de uma das maiores casas de perfume da história, a Houbigant Paris, fundada por um dos perfumistas da rainha, dizia que quando o rei Luiz XVI e Maria Antonieta tentavam fugir durante a revolução francesa, a rainha foi descoberta por conta do seu perfume, levando-os à guilhotina e ao final da monarquia constitucional.
“Durante o meu processo de residência coletei o maior número de perfumes que dizem ser o cheiro um dia usado pela rainha. Portanto, será possível sentir desde o perfume de 8 até o de 8 mil euros”, explica a artista que questiona em sua obra: “Afinal, qual é o cheiro real?”.
A tradicional exposição coletiva de artes visuais Anual de Arte FAAP, realizada pelos alunos da Faculdade Armando Alvares Penteado, abre as portas ao público no dia 7 de novembro. Nesta edição, serão apresentadas 33 obras selecionadas entre 115 inscrições. Performance, pinturas, vídeos, desenhos, gravuras, colagens, objetos, publicações e instalações são alguns dos meios e linguagens presentes na mostra, que comemora 50 edições em 2018.
A Anual de Arte é uma das mais duradouras mostras de arte contemporânea do país e configura-se como um espaço que privilegia a experimentação e o potencial criador dos artistas. De acordo com o professor Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais da FAAP e responsável pela exposição, também é um ambiente de reflexão sobre os possíveis rumos da produção contemporânea, de investigação e de provocação artística.
Além das obras selecionadas, a Anual de Arte conta com uma sala especial onde são apresentados os trabalhos de artistas convidados, que participaram do Programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris, a partir do convênio entre as duas instituições.
Nesta edição, o público poderá conferir os trabalhos de Karola Braga e Paula Scavazzini, além de materiais que documentam e apresentam a pesquisa que ambas desenvolveram na cidade.
Período de visitação: de 7 de novembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até as 19h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
(Fechado às terças-feiras)
Local: MAB FAAP – Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Entrada gratuita