Métodos de Extração: Destilação

A Vollmens é uma Empresa Associada à ABIFRA
28 de abril de 2017
Vollmens Fragrances leva uma experiência sensorial para 22ª FCE Cosmetique
6 de junho de 2017

Métodos de Extração: Destilação

A Arte de criar fragrâncias consiste na combinação de ingredientes, que podem ser de origem sintética ou natural. Os ingredientes naturais fornecem o que chamamos de óleo essencial.

Para obtenção do óleo essencial, os ingredientes naturais precisam passar por um processo de extração. Existem vários métodos de extração que foram descobertos ao longo dos avanços tecnológicos da perfumaria, eles são aplicados de acordo com as particularidades de cada ingrediente e influenciam na qualidade obtida do óleo essencial.

Destilação

A destilação é um dos processos mais antigos de extração. O princípio básico deste método consiste na evaporação da água para capturar os elementos voláteis perfumados de uma flor, resina ou raiz. Todo este processo é executado em alambiques.

Existem algumas variações do método, de acordo com a sensibilidade dos ingredientes que serão submetidos a destilação, são eles: Destilação a vapor, Hidrodestilação, Destilação a vapor seco e destilação fracionada.

Uma curiosidade sobre a destilação está no processo de obtenção do óleo essencial das flores. Para extrair 1 kg de óleo essencial de Rosa são necessárias 3 toneladas de pétalas. Já para a flor de Jasmim, são necessárias cerca de 10.000 pequenas flores colhidas antes do nascer do sol, para produzir 1 kg do absoluto de Jasmim.

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *