Vem aí o 5º Workshop Sindilimpe Nordeste
7 de março de 2017
Métodos de Extração: Enfleurage
27 de março de 2017

O Cheiro: Memórias e emoções.

O olfato é o mais instintivo de todos os sentidos. Toda vez que sentimos um cheiro é porque ele está no ar. Quando sentimos um cheiro a mensagem é transmitida para o cérebro através dos receptores olfativos. Isso acontece na região do cérebro onde são guardadas as nossas emoções e memórias, que são construídas através de experiências vividas. A nossa memória pode reter até 10.000 odores consciente e inconscientemente.

Quando falamos de olfato e paladar, eles influenciam diretamente na nossa alimentação. O olfato estimula o paladar e dá sabor aos pratos. 70% do gosto vem dos odores e é por isso que quando estamos resfriados não sentimos o sabor do alimento.

Quem se lembra do Filme Ratatouille, da Walt Disney-Pixar?

Uma passagem do filme realça como o olfato e o paladar estão diretamente ligados as nossas emoções e memórias, que foram construídas através das experiências vividas. A cena mais emocionante do filme, mostra o crítico de restaurantes Ego pedindo para que o chefe surpreenda seu paladar, mas ele não imaginava que um prato pudesse despertar tantas emoções e o levasse em uma viagem no tempo. Através da memória olfativa, Ego foi transportado para um momento especial de sua infância, onde se deliciava com o Ratatouille que sua mãe preparava.

Ratatouille

Os comentários estão encerrados.