O Cheiro: Memórias e emoções.
8 de março de 2017
As mulheres da Perfumaria
29 de março de 2017

Métodos de Extração: Enfleurage

A Arte de criar fragrâncias consiste na combinação de ingredientes, que podem ser de origem sintética ou natural. Os ingredientes naturais fornecem o que chamamos de óleo essencial.

Para obtenção do óleo essencial, os ingredientes naturais precisam passar por um processo de extração. Existem vários métodos de extração que foram descobertos ao longo dos avanços tecnológicos da perfumaria, eles são aplicados de acordo com as particularidades de cada ingrediente e influenciam na qualidade obtida do óleo essencial.

Enfleurage

A enfleurage é um método de extração que foi desenvolvido na França no século XVIII.  Essa técnica consiste na utilização de uma camada de gordura inodora, de origem animal, que é colocada sobre uma placa de vidro. A gordura tem função de absorver as fragrâncias das flores, para isso são utilizados de 30 a 50 gramas de flores, previamente selecionadas, que são espalhadas cuidadosamente sobre essa gordura inodora. Está operação é repetida de 30 a 40 vezes, usando sempre flores frescas. Uma vez saturada com o perfume das flores, a gordura da placa de vidro é embebida e batida no álcool onde os ingredientes são dissolvidos. Quando o álcool evapora, o produto que permanece é chamado de pomada de absoluto, que contém uma concentração altíssima do óleo essencial.

Devido a morosidade, aos baixos rendimentos obtidos e a utilização de gordura animal, esta técnica foi descontinuada e ficou apenas na história da perfumaria. Um exemplo clássico deste método de extração é encontrado no filme “O perfume: A história de um assassino”, uma produção da ConstantinFilm.

A enfleurage é um dos métodos de extração utilizados na perfumaria. Fique por dentro de outros métodos de extração nas próximas edições da série Dicas Perfumadas.

Os comentários estão encerrados.