FIFI Awards 2013
27 de junho de 2013
Perfumarias de Paris – Diptyque
31 de julho de 2013

Musée Miniature et Cinéma

Passando por Lyon, nossa perfumista Luciana visitou o Musée Miniature et Cinéma e advinha que filme estava em exposição?!
O Perfume, História de Um Assassino!! Este romance foi escrito pelo alemão Patrick Suskind e foi publicado pela primeira vez em 1985. Foram vendidos 15 milhões de exemplares em quarenta línguas. O título original alemão é Das Parfum, die Geschichte eines Mörders (tradução literal em português, O Perfume, História de um Assassino).

O livro conta a história de um homem que possui um olfato extraordinariamente apurado mas não possui cheiro próprio.
A história situa-se no século XVIII, em Paris, depois em Auvergne, em Montpellier, em Grasse e finalmente retorna a Paris. O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille tem um olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Conseguia cheirá–los por mais longe que estivessem e armazenava–os todos em sua memória, também excepcional para relembrar cheiros. Esse olfato é sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional.

A trama é cheia de mistérios, suspense e surpresas. O livro, era considerado inadaptável para a linguagem cinematográfica, mas foi transformado em filme no ano de 2006 pelo diretor alemão Tom Tykwer.

O Musée Miniature et Cinema retrata passagens do filme com muita perfeição nos cenários e nos bonecos de Cera. “É como fazer parte daquele momento, as vidrarias e toda estrutura dos laboratórios estava perfeita, conseguiram adaptar os momentos mais marcantes da história. E não para por ai, o mais incrível é que cada ambiente possuia um cheiro característico da cena em exposição, o local que relembra o nascimento de Jean-Baptiste Grenouille é idêntico a uma peixaria e o cheiro, que é muito bem descrito pelo autor no livro, te leva para aquele momento.” Diz Luciana.

CURIOSIDADE: Além do cinema o livro foi inspiração para uma canção da banda Nirvana. Isso porque Kurt Cobain, vocalista e guitarrista, considerava “O Perfume” como sendo seu livro favorito. A canção se chama Scentless Apprentice, faixa 02 do álbum In Utero gravado em 1993.

Para os apaixonados por perfume e pela história de Suskind, o Musée Miniature et Cinema “Maison des Avocats” fica localizado na 60, rue Saint Jean, 69005 Lyon – FR
T. +33 (0)4 72 00 24 77
F. +33 (0)4 78 29 38 51

Para explorar mais sobre o local: http://www.museeminiatureetcinema.fr/
https://www.facebook.com/pages/Mus%C3%A9e-Miniature-et-Cin%C3%A9ma/135389609868718

Au Revoir!!!

Os comentários estão encerrados.